terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

As crianças e a atenção

Por Eckhart Tolle*

"Podemos realizar tudo o que achamos certo e da melhor forma possível para o nosso filho e, ainda assim, fazer o melhor não é o bastante. Na verdade, fazer nunca é o suficiente se negligenciamos o 'ser'.

(...) Como levamos o 'ser' para a vida de uma família atarefada, para o relacionamento com os nossos filhos? A chave é lhes dar atenção. Uma delas podemos chamar de atenção baseada na forma. A outra é a atenção sem forma. A atenção baseada na forma está sempre vinculada de alguma maneira a fazer ou avaliar. "Já fez sua lição de casa? Escove os dentes... faça isso... não faça aquilo...".

Qual é a próxima tarefa? Essa pergunta resume muito bem aquilo com o que a vida familiar se parece num grande número de lares. A atenção baseada na forma é necessária e tem seu lugar. Porém, se ela for tudo o que existe no relacionamento com os filhos, é porque a dimensão essencial está faltando e o 'ser' se torna totalmente obscurecido pelo fazer (...).

A atenção sem forma é inseparável da dimensão do 'ser'. Como ela funciona?

Enquanto observamos, escutamos, tocamos ou ajudamos nossos filhos, permanecemos atentos, calmos, inteiramente presentes - tudo o que queremos é aquele instante como ele é. Dessa maneira, damos lugar ao 'ser'. Nesse momento, se estamos presentes, não somos o pai nem a mãe, e sim a atenção, a calma, a presença que está escutando, olhando, tocando e até mesmo falando. Somos o 'ser' por traz do fazer".

* Trechos retirados do livro "O despertar de uma nova consciência". Editora Sextante.

(compartilhados pela Maíra)

Um comentário:

  1. Essa é a nossa busca na T1 e em todos os momentos de vida - SER. Sinto isso ao relembrar das nossas meditações e cantorias.
    Gratidão pelo texto e pelo ser Ser SEr SER crescendo diariamente em nós!

    ResponderExcluir