Projeto Currículo Global para a Sustentabilidade



O Projeto Currículo Global para a Sustentabilidade - CG/S é uma iniciativa de cinco ONGs de notória competência educacional, na Áustria, Benin, Brasil, Reino Unido e República Checa.

Com apoio da União Européia, envolve diretamente, entre 2010 e 2012, cerca de 200 professores interessados de 40 escolas de ensino fundamental nos países acima, e, indiretamente, milhares de outros, que poderão acompanhá-lo por meio de um website internacional (www.globalcurriculum.net, em construção).

Nosso país é representado no Projeto CG/S por cinco escolas de ensino fundamental e médio, três públicas e duas particulares, e por 25 educadores dessas escolas, reconhecidos pela excelência de seu trabalho pedagógico. Os educadores diretamente envolvidos irão incorporar às aulas, sem fugir à programação oficial, temas relativos ao desenvolvimento sustentável - como meio ambiente, comércio justo e consumo sustentável, pobreza e justiça social, direitos humanos, cultura de paz, democracia, migrações, relações interculturais e interdependência global.

Assim, em plena Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014), quase na reta final do período de acompanhamento e cobrança pela realização dos ODMs (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) que se encerra em 2015, educadores de três continentes mostrarão como um currículo significativo pode contribuir para que os estudantes e a comunidade desenvolvam atitudes e práticas cidadãs, e corresponsáveis, com impacto na melhoria da qualidade de vida, na comunidade e na cidade.

As escolas participantes realizam reuniões mensais de trabalho, num intercâmbio contínuo entre os educadores com oficinas temáticas para que possam elaborar, implementar e avaliar  Planos de Aula, através de Projetos Interdisciplinares, dentro dos fundamentos propostos.   

Participaram, ainda, de visita de estudo ao Reino Unido, de 10 a 17 de outubro de 2010 e, neste momento, ao Benin. Sendo as mesmas avaliadas continuamente.

Como produto final terão que preparar o modelo de um manual do Currículo Global que ficará à disposição de todos os educadores e agentes de mudança social interessados. O material contribuirá para a inclusão sistemática e rotineira dos temas de desenvolvimento sustentável no ensino das diferentes disciplinas do ensino fundamental no Brasil e nos demais países.