segunda-feira, 12 de março de 2012

A Música e a peça Viveiro de Pássaros

Compartilhamos abaixo um lindo relato, escrito pelo professor Tanã, sobre o trabalho com as Músicas da peça Viveiro de Pássaros. Assim como no processo com as Artes Plásticas, toda a construção da sonoplastia foi repleta de novos aprendizados e o resultado, como vimos no final do ano passado, ficou ótimo!

A partir da semana que vem, iniciaremos a venda do DVD com o filme, as fotos e as músicas da peça. Conforme o combinado na época, todo o trabalho foi terceirizado e também estamos ansiosos pelo resultado. As encomendas podem ser feitas pela secretaria - pelo e-mail: secretaria@teiamulticultural.com.br ou pelo telefone: 3868-1993.


"O trabalho de criação, elaboração e conceituação das músicas da peça “Viveiro de pássaros” foi todo norteado pelo universo da música regional. O caipira, o passarinheiro, o “jeca”, canta suas mágoas e alegrias acompanhado da viola e dos sons da natureza que o cerca. Esse ambiente nos proporcionou uma série de alternativas e estratégias para fazer com que as crianças pudessem incorporar esse contexto e que deixassem isso transparecer nas gravações das músicas. Fizemos instrumentos utilizando coisas que são plantadas na roça como arroz, feijão e milho. Com as turmas 1 e 2, fizemos dinâmicas para que percebessem as diferenças de andamentos entre diversos tipos de músicas incluindo a caipira e, com isso, puderam perceber que existem músicas mais rápidas e outras mais lentas. Nas aulas, as crianças batiam em tambores de lata, batiam os pés e palmas ou tocavam chocalhos nos ritmos que havíamos acabado de estudar ao mesmo tempo em que eu tocava as canções.

Num segundo momento, partimos para um estudo mais específico em relação à peça. Com todas as turmas fiz brincadeiras onde as crianças imitavam pássaros voando livres que cantavam felizes. Depois, tinham que imitar pássaros presos e cantar como tal. Cantávamos também músicas conhecidas assobiando e algumas até cheguei a escrever suas partituras na lousa.

O estudo da vida do autor também foi de fundamental importância para que o produto final resultasse em interpretações tão sensíveis e reveladoras acerca do potencial de cada um. Ouvimos muitas marchinhas, modas de viola, serestas, forró, baião e outros tipos de músicas. Além disso, nos ensaios, por diversas vezes brincávamos de fazer o sotaque respectivo à origem da canção daquele momento. Isso, aos poucos, foi fazendo com que os alunos entrassem mais em contato com os costumes de cada região. As danças, roupas, festas, crenças, enfim. O estudo nos deu uma gama de possibilidades onde pudemos abordar, também, diversos conteúdos que tinham que desenvolver.

A isso somamos toda a carga dramática do momento pelo qual o país passava quando o espetáculo foi concebido. As crianças da T5 e T6 tiveram oportunidade de entender um pouco esse drama na visita que fizemos ao “Museu da resistência”.

O processo de gravação foi divertido, porém deveras árduo, como sempre é. Nesse momento, as crianças vivenciaram também o ônus da profissão de músico, viram, também, como pode ser chato e entediante ter que repetir diversas vezes a mesma música até que essa fique boa, digna de ser gravada no CD. Ficaram cansadas? Sim, claro que ficaram! Mas ao final de tudo, em meio a “ufas!” e suspiros de alívio, seus sorrisos me diziam o quanto estavam felizes e orgulhosas por terem conseguido alcançar o objetivo.



Depois disso, contei com a valiosíssima ajuda de meu grande amigo e companheiro de longa jornada musical, Marcello Ribeiro, para lapidarmos os arranjos e gravarmos as canções. Sem ele e seu enorme talento, o resultado não teria ficado tão bom e tudo teria sido bem mais difícil. Obrigado, irmão!

Obrigado também a vocês pais dessa criançada “maneiríssima”! Me sinto muito feliz por fazer parte dessa história de aprendizado, superação e por ser membro atuante da família TEIA!"

Um abraço feliz!

Tanã Ribeiro


Para baixar a trilha sonora pela internet, clique aqui.



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