terça-feira, 22 de setembro de 2009

QUINZENÁRIO DE 21/09 Á 02/10/2009.

4º.Quinzenário do 2º.Semestre de 2009

Atenção: Este quinzenário é parcial, sendo escolhidas as atividades principais que nortearão o trabalho que será desenvolvido na quinzena.
Devido às atividades que serão desenvolvidas nesta semana em comemoração ao aniversário da Teia (veja no blog), os professores irão realizar menos atividades esta quinzena.
Projeto: Peter Pan

T1m – núcleo índios
Atividades:
Interpretar a lenda da batata- doce
Pesquisa sobre a pintura que os índios fazem no corpo e no rosto
Experiência com tinta - pó de beterraba
Caracterizar os personagens da peça através de desenhos, usando diferentes materiais
Procurar livros que tenham índios
Passeio ao parque da água branca (procurar elementos para o projeto dos índios e
fazer brincadeiras simbólicas)
Pó de cenoura
Brincadeiras:
Monta tudo
Dança de roda (criar a dança da chuva)
Dança da cadeira
Pintar o rosto e o corpo como o índio
Cozinha experimental:
Culinária com a Turma 2 M batata- doce na fogueira
Milho na fogueira
Histórias:
“Lenda da mandioca”
“Lenda da batata-doce”
“Lenda do curupira”

T1t – núcleo Fadas e Elfos
Atividades:
Fazer maquiagem de fada e elfo.
Continuação do mascote (sininho)
5 sentidos (tato) - manusear objetos para descobrir o que é
5 sentidos (tato) - de olhos vendados passar a mão no amigo para descobrir quem é
5 sentidos (audição) - ouvir barulho de animais, de olhos vendados
Desenho com interferência do rosto triste
Filme da Sininho
Desenho do filme
Trechos do filme da bela adormecida (observar as fadas da história)
5 sentidos (visão) procurar e observar o que temos na escola
Brincadeiras:
Areia
Passar por cima e por baixo da corda
Quebra- cabeça
Brincar com bolas e pneu (acertar bolas de diferentes tamanhos)
Desenhar no chão formas geométricas e brincar de estátua
Jogos de encaixe
Dança da cadeira
Motocas - brincadeira simbólica de trânsito.
Caça ao tesouro: encontrar bolinhas de determinada cor
Cozinha experimental:
Cookies
Gelatina de morango com pedaços de morango
Histórias:
Leitura do livro “Peter Pan”
Histórias com fantoche
Roda de conversa sobre histórias que tem fadas
Procurar livros infantis que tenham fadas
História do Peter Pan com fantoches
História do Pinóquio (observar a fada Azul)
Livro “Bela adormecida”
Desenho da história

T2m – núcleo índios
Atividades:
Horta - cada criança, em um painel, simbolizar a semente
Caracterização da Wendy
Caracterização Tigrinha
Registro da atividade de culinária
Encenação de partes da peça, a ser escolhida pelas crianças
Atividade de escrita - personagens “Peter Pan”
Continuação: observação, cuidado e registro no painel
Filme “O Povo verdadeiro” - documentário o dia a dia em uma tribo indígena.
Atividade de escrita com temas indígenas
Saída para o parque da água branca - a partir dos elementos que vimos no filme e no Livro procurar Elementos que nos ajudem a reproduzir coisas como: brinquedos, utensílios...
Ver material que coletamos e conversar sobre o q faremos com os elementos
Cozinha experimental:
Milho no borralho
Batata doce na fogueira
Brincadeiras:
Recepção das crianças com jogo cara a cara
Gincana
Motocas
Histórias:
Música:
Roda de música

T2a – núcleo Piratas
Atividades:
Roda de conversa sobre a estação que esta chegando “Primavera”
Dinâmicas da bexiga
Alinhavo de letras
Banco de palavras a partir do texto “Peter Pan e Wendy”
Atividade de registro “Conhecer os números”
Horta – Regar as plantas e limpar a horta
Leitura livre
Atividade - ligue os pontos
Massinhas de modelar - “Modelar os objetos e acessórios dos piratas”
Jogo dos cinco erros
Confeccionar barco com tampinha “Trabalhar classificação de cores e tamanhos”
Confeccionar painel com os nomes dos personagens
Confeccionar um grande Baú com madeira
Atividade “Letras móveis”
Dramatização da segunda cena
Horta – Observar as plantas e regar “mostrar imagens do processo de desenvolvimento da semente embaixo da terra”.
Leitura da quarta cena
Brincadeiras:
Corrida com motoca
Brincadeira Simbólica “Navio dos Piratas”
Brincadeira simbólica “casinha”
Dança da cadeira
Brincadeira livre com brinquedos

T2b – núcleo Meninos Perdidos e Fadas
Atividades:
Escrita de hipótese de palavras
Leitura: Peça “Peter Pan”
Areia (Atividade Livre)
Continuação da Criação Banco de palavras peça “Peter Pan”
Dramatização da Cena Meninos Perdidos
Atividade sondagem numérica
Dramatização da cena das Fadas
Atividade com retro projetor – sombras
Confecção da linha do Tempo
Horta (Manutenção)
Roda da conversa sobre personagens “Peter Pan”
Vamos Colorir – Sininho
Ouvir cd da peça e encenar livremente
Atividade com bexigas e números
Relaxamento
Brincadeiras:
Brincadeira Caça aos meninos perdidos e fadas
Brincadeira Pega-pega dos meninos perdidos e fadas
Motocas
Cozinha Experimental
Hambúrguer de Cenoura
Pavê de Brigadeiro
Bombocado Paulista
Histórias:
Leitura livre

T3 – núcleo Sereias e Peixes
Atividades:
Matemática : Pintura dos bonecos marinhos
Atividade em folha: Seqüência numérica- descobrir os números através de símbolo
Atividade em folha: tirando quantidades
Roda de Conversa sobre a visita ao Aquário do Parque da Água Branca
Atividade em folha: Caça – palavras
Apresentar moedas e comparar com as cédulas
Fazer massinhas e construir animais marinhos e colocar para assar( não comestível )
Apresentação da letra cursiva - vogais
Fazer animais marinhos com molde vazado
Atividade em folha: ditado de números
Falar sobre um hospital que socorre animal marinho.
Brincadeiras:
Brincadeira :Ar,Terra e mar
Forca sobre a visita ao Aquário
Caça ao tesouro
Brincadeira: peixinho quente
Brincadeira da bola trabalhando com adição e subtração
Cozinha Experimental
Culinária Torta de sardinha
Histórias:
Texto: Pescaria :Cecília Meireles
História do ‘Peter Pan’ contada com objetos
Texto Peter Pan e Wendy

T4 - texto completo
Atividades:
Confecção de maquetes e comparação com os tipos de moradias da época em que foi escrita a obra Peter Pan e Wendy.
Atividade para treino ortográfico de R e RR e sua utilização nas separações silábicas.
Trabalharemos com tampinhas de garrafa para que as crianças trabalhem com divisão.
Elaboração de um mapa da casa da família Darling e da Terra do Nunca e comparação com outros tipos de mapas.
Atividade impressa em que as crianças deverão colocar a utilização correta para R e RR, assim como seu emprego em letra maiúscula e minúscula.
As crianças utilizarão formas geométricas para resolver problemas de subtração e adição (as crianças confeccionarão suas próprias formas geométricas como triângulo, retângulo e quadrado).
As crianças utilizarão formas geométricas para resolver problemas de subtração e adição (as crianças confeccionarão suas próprias formas geométricas como triângulo, retângulo e quadrado).
O que são e para quê servem as legendas dos mapas.
As crianças confeccionarão jogos (a partir da história do Peter Pan) utilizando tampinhas de garrafa, para trabalharmos as noções de multiplicação (3º) e para reforçarmos a soma e subtração(2º).
Correção coletiva de atividade da aula anterior.
Utilização de S e SS.
Confecção das sereias da Terra do Nunca em origami para trabalharmos as figuras geométricas.
Confecção de mapas/maquete em isopor.
Atividade em que utilizaremos trechos do texto Peter Pan e Wendy para trabalhar S e SS: as crianças terão que colocar S ou SS em determinados trechos.
Problemas envolvendo soma e subtração com dois números na chave, os problemas serão elaborados a partir de trechos de Peter Pan e Wendy.
Produção de texto: ‘Na Terra do Nunca tem:’ O segundo ano trabalhará lista de palavras e o terceiro texto descritivo.
Dia da curiosidade: Alergia a determinados alimentos, leitura de textos e roda de conversa.
Brincadeiras:
Brincadeiras envolvendo seqüência numérica. Exemplo: Resta um.
Histórias:
Leitura de contos de fadas e comparação com Peter Pan e Wendy.
Leitura do conto coletivo e escolha de personagens para encenação do mesmo.
Oficina de inf.(Português) Leitura do livro Matilda.

T5 – texto completo
Atividades:
Roda de conversa sobre gestação.
Atividade impressa sobre a gestação humana e dos animais.
Confecção de quadrinhos sobre a imigração japonesa.
Pesquisa sobre o que é fábula e quais são as mais conhecidas.
As crianças elaborarão problemas a partir da obra Peter Pan e Wendy para que os colegas respondam.
Elaboração de perguntas sobre o desenvolvimento humano para entrevistar os colegas.
Atividade impressa : problemas envolvendo frações.
Confecção de um livrinho de contos e fábulas.
Confecção de gráfico com as perguntas mais freqüentes sobre o desenvolvimento humano.
Atividade impressa sobre contos e fábulas, na qual será abordada a utilização dos verbos.
Elaboração e encenação de uma fábula.
Os alunos escreverão sobre os artigos lidos na oficina de informação que mais gostaram.
Confecção dos tipos de moradia de SP em argila, papelão e palitos de sorvete.
Pesquisa sobre sereias.
A importância do imigrante japonês para a cidade de São Paulo. Aproveitarei esta aula para perguntar às crianças como elas acreditam que são os meninos perdidos, características físicas e nacionalidade.
Atividade para revisão de multiplicação e divisão.
Confecção de jogo matemático tendo como cenário a Terra do Nunca.
Confecção da Terra do Nunca em argila.
Montagem do mapa mundi com formas geométricas.
Pesquisa de encontros consonantais e vocálicos no texto Peter Pan e Wendy.
Atividade impressa de geometria - retas.
Horário livre para brincadeiras.
Oficina de Informação/leituras:
Leitura de lendas de sereias e do material encontrado em pesquisa da aula anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário