quarta-feira, 9 de setembro de 2009

3º.Quinzenário do 2º.Semestre de 2009

Atenção: Este quinzenário é parcial, sendo escolhidas as atividades principais que nortearão o trabalho que será desenvolvido na quinzena.
Devido às atividades que serão desenvolvidas nesta semana em comemoração ao aniversário da Teia (veja no blog), os professores irão realizar menos atividades esta quinzena.
Projeto: Peter Pan

T1m – núcleo índios
Atividades:
Pesquisa do tipo de moradia do índio
Ateliê- colagem - construir uma oca com palito de sorvete
Ateliê- gincana divisão dos times
Classe- ouvir e descobrir sons da floresta com olhos vendados Classe- desenho da floresta com elementos da natureza-sementes e folhas.
S. Movimento- brincar com bolinhas: acertar em baldes de tamanhos diferentes
Ateliê- experiência com tintas (fazer tinta com pó de urucum)
S. Movimento- pega bolinha ( quem pega a bolinha primeiro da cor mencionada ganha pontos)
Brincadeiras:
brincar com os brinquedos do dia dos brinquedos
Pátio Lateral- brincar de pega- pega
Classe- monta-tudo: fazer aldeias de índios
Cozinha experimental:
bolo de mandioca
Histórias:
Leitura livro “O Boto”
Leitura livro ‘kabadarebu’

T1t – núcleo Fadas e Elfos
Atividades:
Pátio Lateral- corrida com obstáculos
Classe- desenho de rosto com intervenção – triste
Sala de movimento- pega bolinha ( quem pega a bolinha primeiro da cor mencionada ganha pontos)
Sala de Movimento- brincar de sininho fazendo cenas da peça
Ateliê- confeccionar asas de papel para usarmos em brincadeiras
Classe- inicio das atividades dos 5 sentidos(sensoriais) iniciando pelo paladar
Ateliê- desenho com intervenção - rosto bravo
Classe- cada criança conta uma história.
Classe- 5 sentidos(sensorial) – paladar
Sala de movimento- brincar com as asas confeccionadas
Sala de movimento- 5 sentidos(sensorial) - audição ( sons de bichos)
Classe- 5 sentidos(sensorial) – tato
Ateliê- inicio da confecção da mascote da t1t (iremos fazer no papel paraná uma sinhinho sem rosto para depois as crianças poderem colocar o próprio rosto
Horta- observar e regar a horta e fazer desenho das plantas que temos na horta

Brincadeiras:
Pátio- brincar com bolinhas: acertar em baldes de tamanhos diferentes
Troca–troca de lugar
Classe- seu mestre mandou
Pátio Lateral- brincadeiras de roda como: corre-cotia, batata-quente e outras
Classe- monta tudo
Pátio- pega-pega macaco
Cozinha experimental:
Bolo de morango
Histórias:
leitura do livro Peter Pan


T2m – núcleo índios
Atividades:
Papelagem feita com bexigas
Atividade de sondagem de matemática
Desenho da brincadeira ‘macaco na roda’
Observação e cuidado com a horta
Levantamento sobre: ‘O que sabem sobre o índio?’
Procurar e recortar ingredientes da culinária
Colar ingredientes na receita com número
Ateliê – Pinturas indígenas, em papel Kraft grande e carvão
Atividade de escrita com elementos indígenas
Massinha: construir coisas indígenas
Colar em folha individual as produções com massinha e escrever o nome do objeto
Cozinha experimental
Torta de queijo com milho
Brincadeiras:
Jogo cara a cara
Pega vareta
S. movimento- brincadeira com as fantasias
Macaco na roda
Questionar quem conhece uma brincadeira indígena e brincar de ‘onça na toca’
Histórias:
Roda de conversa- ver livro Kabadarebu
Música:
Músicas indígenas

T2a – núcleo Piratas
Atividades:
Dança livre
Roda de conversa sobre o núcleo que será feito pela turma: “Piratas”
Atividade de sondagem de números
Roda de conversa sobre a música dos piratas
Confeccionar um painel com a letra da música dos piratas
Ateliê – Confeccionar um caixa de tesouro com palitos de sorvete
Atividades de registro “Ligar números com quantidade”
Leitura de imagens “Fotos com piratas em diversas situações”
Dramatizar 3 cena da história do Peter
Desenho das personagens das 3 cenas
Horta – Regar as plantinhas.
Bingo das letras
Jogo da memória dos personagens
Caça tesouro “dentro do tesouro tem números que devem ser identificados”
Cozinha experimental:
Bolo surpresa
Bolo de rum
Brincadeiras:
Pátio lateral- Pega banana
Quebra cabeça dos piratas


T2b – núcleo Meninos Perdidos e Fadas
Atividades:
Classe - Brinquedos Livres
Relaxamento
Classe - Pesquisa de desenhos sobre o Peter Pan no Computador
Classe Atividade com massinha de modelar ( Criação de acessórios p/ Peça)
Horta ( Manutenção)
Classe ( Atividade de Português: Quem são as personagens da peça?)
Classe ( At. de matemática - ligue os pontos)
Classe - Desenhos das personagens
Sala de Movimentos ( Dramatização da Quarta Cena da Peça)
Classe- Brincadeira simbólica “Meninos Perdidos e Fadas”
Pátio ( Pega Pega Meninos Perdidos e Fadas )
Cozinha Experimental
Cozinha Experimental (Cookie com Chocolate)
Classe ( Bingo das Letras dos nomes dos personagens da peça )
Histórias:
Oficina de Informação ( Leitura livre )


T3 – núcleo Sereias e Peixes
Atividades:
Ateliê(Matemática )- Continuação da confecção de animais marinhos
Atividade em folha de Seqüência numérica
Sala de movimento (L.e alf) –Brincadeira do caranguejo(Estimular a cooperação e reforçar o trabalho em equipe)
Resolver problemas a partir da brincadeira do caranguejo
Atividade em folha: Caça –palavras
Ditado de algumas palavras do texto ‘Herdeiros do Futuro’
Construção do jogo da velha do fundo mar
Atividade: ditado de números
Visitar o Aquário do Parque da Água Branca
Registro sobre a visita ao aquário
Atividade em folha – completar com as letras que faltam para formar uma palavra
Brincadeiras:
Batalha naval
Parque:Caça ao tesouro
Sala de movimento – Brincadeira ‘peixinho quente’
Pátio Brincadeira da bola trabalhando com adição e subtração
Bingo das palavras- tema: fundo do mar.
Histórias:
Oficina de inf .: ler e discutir o texto ‘Herdeiros do Futuro’ de Toquinho e Elifas Andreato
Leitura do texto: Uma moça,uma lua e um mar.
Oficina de informação: texto Peter Pan e Wendy

Dança Circular
-Mostrarei fotos de pessoas de diferentes partes do mundo com características individuais que indicam que fazem parte de um grupo. Pedirei para observarem as fotos e tentarem descobrir algo sobre essas crianças. Roda da Carambola.
-Dança do Coco (Velha do ribeirão, Samba de Coco).

AI KI DO
Organização da sala / Apresentar o conceito de triângulo / Relacionar o triângulo com a postura das pernas na posição de guarda do AI KI DO.

Organização da sala / Execução da 1ª postura e do 1º movimento / Riscar quadrados no chão que indicarão o posicionamento dos pés na 1ª postura.

Organização da sala / Execução da 1ª postura e do 1º movimento / Riscar no chão curvas que indicarão a movimentação dos pés na execução do movimento( de onde saíram e para onde foram ).

Organização da sala / 1ª postura e 1º movimento / Pedir para desenharem no papel quadrados, círculos, curvas e triângulos


T4 - texto completo

Atividades:
Roda de conversa sobre a vida de Patativa do Assare.
As crianças serão divididas em trios para criar seus próprios cordéis.
Roda de conversa sobre o surgimento da literatura de cordel.
Leitura de cordeis de Patativa do Assare.
Os alunos escolherão cordéis para serem encenados.
Conhecendo um pouco da cultura da Escócia, pais do autor de Peter Pan e Wendy.
Atividade impressa com soma, subtração e seqüência numérica
Confecção dos peixes da Terra do Nunca em papel cartão - abordaremos os conceitos de soma, subtração e divisão através da pescaria e divisão dos peixinhos.
Produção de texto: Através desta produção trabalharemos a utilização de letras maiúscula e minúscula
Reescrita de texto impresso, para que os alunos coloquem parágrafo e ponto final quando necessário.
Registro das descobertas feitas a partir do estudo da Escócia.
Leitura de textos sobre o desenvolvimento das plantas.
Brincadeiras envolvendo seqüência numérica.

Dança Circular:

Concluiremos a discussão sobre as pesquisas da formação dos continentes.
Perguntarei se eles sabem como surgiu os mapas do mundo. Mostrarei fotos de mapas antigos do Brasil e do mundo.
Dança ciranda com a música São Jorge (CDs Mambem brincancantes)


T5 – texto completo

Atividades:
Pesquisa e roda de conversa sobre literatura de cordel
Leitura de cordéis de Patativa do Assaré.
As crianças serão organizadas em duplas para compor seus repentes.
Leitura dos repentes feitos e apresentação dos instrumentos que são utilizados para tocá-lo.
Confecção de cordéis pelas crianças.
Leitura de textos sobre a região nordeste e pesquisa de outros nomes que são dados à literatura de cordel e ao repente.
Leitura de trechos de “Peter Pan e Wendy” que falem sobre o medo de crescer e apresentação das crianças, sobre as mudanças que o crescimento faz em nosso corpo e mente.
Pesquisa sobre a influência dos contos de fada em nossas vidas.
Leitura de Peter Pan em que os alunos serão questionados sobre se a obra é um conto de fadas e por quê?
De que formas a imigração influenciou nossa cultura? Como os contos de fadas que conhecemos chegaram ao Brasil?
Brincaremos de piratas, onde a aboradagem matemática será feita a partir da divisão de alimentos e dos cálculos da medida de um barco fictício.
Elaboração de paródias das músicas de Peter Pan e Wendy.
Leitura e comparação de textos sobre o clima do Brasil e de países da Europa.
Os alunos farão medidas de ambientes escolares com a régua e depois farão a conversão de centímetros para metros.
Leitura coletiva de cena de Peter Pan e Wendy e encenação com figurino da sala de movimento.
Produção de texto: Cada crianças criará seu conto de fadas.

Dança Circular:
Dança de Coco e Umbigada. Dança da Carambola e Ciranda com a música da Janaina
Continuaremos a leitura do livro “Usos e costumes”
Dança Circular Afro e registro do aprendizado em folha atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário