quarta-feira, 19 de agosto de 2009

QUINZENÁRIO 10 a 21/08/2009

Projeto: Peter Pan

T1m – núcleo índios

Atividades:

Desenho sobre as férias

Massinha

Roda de história Peter Pan e Wendy- contar quantos personagens temos

Desenho dos animais da história

Roda de conversa sobre os animais da história do Peter Pan e Wendy (onde moram o que comem e etc.)

Roda de conversa sobre o núcleo que a T1m irá representar na peça

Recortar figuras, fotos dos índios

Músicas:

Cantar músicas de índio

Brincadeiras:

Brincar com as motocas novas

Jogo da memória

Seu mestre mandou

Batata- quente

Histórias:

Roda de história- propor a história do Peter Pan e Wendy

Leitura relacionada ao Peter Pan e Wendy (ex: livros que tenham fadas, índios e etc.)

Leitura da cena dos índios do texto da peça

T1t – núcleo Fadas e Elfos

Atividades:

Escovação e roda de conversa sobre as atividades que iremos realizar no dia mostrando as plaquinhas com figuras dos ambientes da escola.

Desenho sobre as férias

Monta- tudo

Massinha

Colagem com o papel

Relaxamento

Fazer massinha de modelar colorida para levarem para casa.

Passar por baixo e por cima de corda.

Roda de conversa sobre os personagens da história de Peter Pan, fazendo classificação de quais são animais? Quantos personagens existem na história, etc.

Pintura livre com pincel.

Brincadeiras:

Brincar com motocas

Estátua

Batata- Quente

Brincar com fantasias na frente do espelho com música.

Histórias:

Contar a história do Peter Pan com um breve resumo.

Leitura livre

História com fantoche

Músicas:

Sessão Musical – músicas diversas

Cada criança ensina uma música ao grupo.

T2m - núcleo índios

Atividades:

Oficina de informação- apresentar o espaço, mostrar organização

Apresentação, mostrar mudanças e falar sobre cuidado de manutenção

Roda de conversa- falar sobre a gripe e os cuidados necessários

Ateliê – escolher um material para fazer desenho das férias

Roda de conversa , quem sabe qual a peça desse ano? Quem já viu?

Ateliê – fazer massinha

Sala de movimento- expressões no espelho

Roda de conversa- sobre o texto, começar falando das personagens

Procurar imagens em revistas e jornais coisas relacionadas as personagens

Sala de movimento- de olhos vendados reconhecer os brinquedos

Brincadeiras:

Pátio – pega-pega

Gato e rato

Brinquedoteca – escolher jogos

Duro ou mole

Corre cotia

Histórias:

Oficina de informação- escolher um livro para ler

Músicas:

Roda de música: alguém aprendeu uma música nova?

Música indígena

Músicas da peça

T2a – núcleo Piratas

Atividades:

Roda de conversa “Sobre as férias”

Ver as mudanças que ocorreram no período de férias na escola

Roda de conversa sobre o murro que foi construído “Visitar a casa ao lado”

Escrita de hipótese de palavras “Sondagem”

Assembléia T 2A e T 2B “Assunto da assembléia e rever as regras e combinados do semestre anterior”.

Bingo das letras

Roda de conversa sobre as personagens da peça

Ateliê – Desenhos dos personagens

Jogo de memória com o nome das personagens da peça

Desenho “Como é um pirata?

Ateliê – Massinha de modelar “confeccionar moedas”

Ateliê – Desenhos das personagens

Caça tesouro “Dentro do tesouro existem números que deverão ser identificados – "números escondidos"

Brincadeiras:

Cobra cega

Pátio lateral- pega - pega banana

Histórias:

Leitura do “Navio dos Piratas”

Leitura livre

Jogos simbólicos:

Brincadeira simbólica “Piratas procurando tesouro”

Brincadeira simbólica “Piratas”

T2b – núcleo Meninos Perdidos e Fadas

Atividades:

Classe Roda da Conversa sobre “As Férias”

Reconhecimento da Escola

Criação do Calendário

Classe Atividade com massinha de modelar

Relaxamento

Jogo da Memória

Escrever o que mudou na escola

Sondagem – hipótese de escrita

Horta ( Criação - Floreira )

Desenho do Amigo

Montagem da Linha do Tempo

Atividade para coordenação motora fina ( pinça )

atividade com sucatas

Sala de Mov. ( Dança espontânea )

Brincadeiras:

Pátio ( Atividade Livre com brinquedos )

Caça ao Tesouro

Jogo da Bexiga

Histórias:

Livro “Bruxinha Stank”

Contação de História na Casa da Árvore

Livro “Ninguém é igual a ninguém “)

T3 – núcleo Sereias e Peixes

Atividades:

Roda em conversa para saber das férias e falar e ler o texto do Peter Pan

Ilustração do texto lido e nomear as personagens

Horta -Plantar Girassol

Jogo de dominó - Sondagem para ver como eles estão quanto à identificação dos números.

Roda de conversa sobre as Sereias e os peixes.

Atividade em folha: sobre animais do fundo do mar.

Jogo da memória com palavras sobre o fundo do mar e o texto do´Peter Pan.

Ditado(fundo do mar).

Atividade em folha ( completar as palavras que falta) como: peixe,sereia ,polvo,estrela-do-mar,pirata,ancora ,baleia.

Conversar sobre peixes de água salgada e doce.

Confeccionar um jogo de trilha com o tema do fundo do mar

Caça palavras

Sala Matemática -atividade em folha do sete erros

Matemática ( tangran e apresentar as formas geométricas e confeccionando animais )

Construir um livro sobre o fundo do mar

Brincadeiras:

Pega -pega do fundo mar.

Caça ao tesouro

Brincadeira da bola

Histórias:

Leitura do poema da Tatina Belink (O fundo do mar)

Texto do Peter Pan

Jogos simbólicos:

Brincadeiras do fundo mar com brinquedos de praia

T4 - texto completo

Atividades:

Recepção das crianças. Boas vindas. Mudanças na escola. Higiene em relação à gripe Suína.

Recepção das crianças. Apresentação da Erica, mudanças da sala de aula e organização pessoal

Cada criança vai escrever contando o que fez nas férias. 2 ano: levantamento de lugares onde foram através de palavras chaves.

3 ano: redação Gabriel e Davi: Falar as palavras vamos escrever e eles vão procurar as letras em revistas.

Construção do contrato didático das 2 series. Dividir os conteúdos em uma tabela. Pensar em estratégias junto com as crianças.

Pesquisar tipos de tabelas.

Confecção de tabela com a altura do alunos da turma.

Observação de mapa da Terra do Nunca e comparação com mapa da cidade de São Paulo.

Produção de texto: “Se eu estivesse na Terra do Nunca?”

Leitura de trechos da obra Peter Pan e Wendy que descrevem a natureza e roda de conversa sobre preservação ambiental.

Eleição de um dos textos “Se eu estivesse na Terra do Nunca” para atividade de reescrita coletiva.

Confecção dos frutos da Terra do Nunca em massa de modelar, assim trabalharemos soma e subtração partindo de questoes como: Quantos frutos 5 colegas tem juntos?

Onde estou no mundo? A partir desta pergunta conversaremos sobre o Brasil e a cidade de São Paulo.

Conceito de substantivo para o terceiro ano e levantamento de palavras na obra teatral. O segundo ano fará um caça-palavras com substantivos do texto.

Brincadeiras:

Jogo das operações - Pátio

Histórias:

Leitura coletiva do texto Peter Pan e Wendy.

Localização do local onde foi escrita a historia de Peter Pan no mapa mundi.

Leitura de reportagens que tragam a questão do desenvolvimento humano, relacionando-o com o tempo.

T5 – texto completo

Atividades:

Roda de conversa sobre as férias e leitura dos diários feitos no fim do semestre anterior.

Início da leitura da obra “Peter Pan e Wendy”.

Leitura de matérias e artigos sobre o autor da história de Peter Pan.

Pesquisa sobre a Escócia e comparações do que acontecia em São Paulo na mesma época em que foi escrita a obra Peter Pan.

Problemas envolvendo frações elaborados à partir da obra Peter Pan e Wendy. Com o 3º ano serão trabalhadas noções de fração.

Mudanças no corpo humano durante a adolescência (A conversa será a partir do questionamento: “Por que Peter Pan não queria crescer?”).

Confecção de um mapa fictício da Terra do Nunca utilizando figuras geométricas.

Confecção de um livrinho de poesias sobre Peter Pan, Wendy, os meninos perdidos e a Terra do Nunca (aula 1 de 2).

Ateliê matemática: Confecção da Terra do Nunca utilizando figuras geométricas.

Taxas de natalidade e mortalidade no Brasil e em outros países do mundo.

Pesquisa de verbos e substantivos em trechos da texto Peter Pan e Wendy.

Ateliê: Confecção de bonecos das personagens da Terra do Nunca e teatro com os dedoches feitos pelas crianças.

Observação do ambiente escolar para a confecção de um mapa da Teia

Trabalhando as medidas do mapa da Teia multicultural e comparação com as medidas do mapa da Terra do Nunca (aula 2 de 2).

Nesta aula as crianças identificarão em trechos de músicas e poesias verbos e substantivos e tentarão substituí-los por outros formando, assim, paródias.

Brincadeiras:

Caça ao tesouro da Terra do Nunca. Serão escondidos objetos e entregues mapas às crianças que deverão encontrá-los a partir da interpretação do mapa e de cálculos das medidas propostas no mesmo.

Histórias:

Leitura coletiva da peça teatral.

Um comentário:

  1. Oi Galera da Teia...
    Muito bom ter um blog onde possamos colocar as nossas novidades e também conversar sobre varios assuntos ....
    Vou acessar sempre ...
    Beijos de Luz Pritty

    ResponderExcluir