quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Mais sobre a Teia e o Currículo Global no Benin



O professor Sergio viajou agora em outubro para o Benin (África) para representar a nossa escola no encontro do Currículo Global (para entender melhor o projeto, clique aqui). Levou em sua mala presentes confeccionados por nossos alunos para serem entregues, por intermédio dos professores, às crianças de lá.

Esses presentes foram produzidos com carinho pelas Turma 2, 3 e 5. Seguem abaixo mais detalhes, com depoimentos dos tutores:

T2

“Foi com grande prazer que preparamos o presente para os amigos do Benin. Confeccionamos um ímã de geladeira em formato de pássaros, tema do nosso projeto deste ano.

Utilizamos tecidos que cada criança colou na cartolina dando a textura e cor ao papel e, com a ajuda das tutoras, fizeram os contornos em forma de pássaros para serem recortados.

As crianças adoraram saber que seus trabalhos iriam viajar para tão longe!”

Tutora Renata

T3

“Para o professor Sergio levar em sua viagem a Benin, a turma 3 produziu enfeites que chamamos dependuricalhos”, pois são pendurados em algum lugar para enfeitar. Como as nossas investigações são inspiradas em caçadores, que essa turma representa este núcleo na peça teatral da escola, fizemos enfeites que simbolizavam o que eles haviam caçado, pertencentes ao reino animal, mineral ou vegetal.

Foi através do trabalho manual com argila que demos formas a pássaros, pato, rato, cobra, flores, pedras preciosas, boneco de neve entre outros objetivos de caça. A prática de modelar a argila nos aproxima do elemento terra e faz parte de uma sequencia detrabalhos manuais fundamentados nos 4 elementos (terra, fogo, água e ar), que a turma está realizando.

A intenção ao mandarmos estes enfeites foi incentivar uma relação harmoniosa entre o homem e a natureza, a partir da transformação consciente dos elementos que ela nos dá”.

Tutora Joanna

T5

“Os alunos da turma 5 confeccionaram um presente diferente para os amigos do Benin: trata-se de um banco feito com garrafas pet, moldado com papelagem de jornal e decorado com tinta guache, nas cores da bandeira brasileira.

O processo todo demorou 4 dias, pois foram necessárias várias aplicações de jornal com cola, três camadas de tinta branca e a decoração final com as cores. Além disso, confeccionamos um cartão que acompanhou o presente e nele as crianças puderam expressar todo seu carinho pelos amigos africanos. Isso prova que não existem fronteiras para a amizade!

Nas fotos vocês podem conhecer os nossos amigos e ver, inclusive, um professor sentado no banco produzido pela T5. “

Tutor Juan






Mais fotos em nossa página no facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário